Madeira-Zone


Por favor,

faça o devido login para entrar no Mundo Madeira-Zone.


Atenciosamente,
A Administração

    [Tutorial] Como fazer dual boot

    Compartilhe
    avatar
    jjoao
    Admin
    Admin

    Número de Mensagens : 85
    Idade : 28
    Localização : Madeira
    Pontos : 3678
    Data de inscrição : 12/06/2009

    [Tutorial] Como fazer dual boot

    Mensagem por jjoao em Dom Jun 14 2009, 01:02

    Este tutorial serve tanto para aqueles que querem ter 2 versões do Windows em sua máquina, ou também para aqueles que querem instalar Windows e Linux ao mesmo tempo. É só seguir os passos abaixo!

    ATENÇÃO: Antes de mais nada, faça o backup do disco! Não corra o risco de perder todos os seus dados!


    No caso de algumas versões do Linux, o boot duplo é algo bem simples de se resolver. O Ubuntu, por exemplo, te dá esta opção no momento da instalação. É só seguir o passo a passo na tela. Tudo é bem simples e intuitivo.

    No caso de 2 versões do Windows, a história é um pouco mais complicada.

    Quando instalamos um disco novo no pc, geralmente temos que particioná-lo antes de poder formatar o disco para ser usado. De modo geral, as pessoas acabam optando por uma única partição que ocupe todo o espaço do disco, mas para falar de multi-boot é preciso saber que um disco também pode ser particionado em até quatro unidades. É possível ter os “drives” C, D, E e F todos no mesmo disco físico, por exemplo.

    Portanto, o melhor a se fazer é dedicar uma partição para cada sistema. Caso esteja a começr a instalar tudo "do zero", é só fazer 2 partições no momento da formatação. Num PC que já tenha um sistema instalado, isso provavelmente exigirá o uso de um programa particionador, mas os melhores do mercado são pagos. Caso você tenha interesse, a gente indica o Partition Magic, o Partition Commander ou o Disk Director.

    O ideal é dedicar a partição primária exclusivamente ao gerenciador de boot, deixando-a com umas poucas centenas de megabytes de espaço e formatando-a com um sistema de arquivos dos mais compatíveis, como o FAT, e criar uma outra partição de bom tamanho para cada sistema que se pretenda instalar. No caso do Linux, você também deverá precisar de uma outra partição pequena para o swap, espécie de arquivo temporário do sistema.

    Já se for instalar duas versões do Windows, pode optar por ter uma terceira partição que ambos usarão para armazenamento. Os programas terão que ser instalados uma vez em cada Windows, mas se você realizar a segunda instalação por cima da primeira, no mesmo lugar, não será preciso manter duas cópias de cada programa. Só tome cuidado com os sistemas de arquivos: o Windows 95 e anteriores (excepto os da linha NT, claro) não suportam o padrão NTFS, exigindo partições FAT.




    Para escolher entre os sistemas, na inicialização da máquina aparece um menu. Um sistema como o Windows XP ocupa uns 10 GB. O Windows Vista um pouco mais, por volta dos 15 GB, assim como o Windows 7. O Linux tem versões que ocupam bem menos e que podem correr a partir de um CD.

      Data/hora atual: Sex Nov 16 2018, 01:59