Madeira-Zone


Por favor,

faça o devido login para entrar no Mundo Madeira-Zone.


Atenciosamente,
A Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

Madeira-Zone


Por favor,

faça o devido login para entrar no Mundo Madeira-Zone.


Atenciosamente,
A Administração

Madeira-Zone

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    [Tutorial] Recuperar discos rígidos com bad block

    jjoao
    jjoao
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 33
    Localização : Madeira
    Pontos : 5638
    Data de inscrição : 12/06/2009

    [Tutorial] Recuperar discos rígidos com bad block Empty [Tutorial] Recuperar discos rígidos com bad block

    Mensagem por jjoao Dom Jun 14 2009, 16:49

    Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".

    O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Caso isso fosse possível, o disco rígido seria danificado. Isso ocorre porque entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça do disco rígido. Se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido não teria mais como mover-se.

    Os programas formatadores de baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial), não efetuando - apesar do nome - a formatação em baixo nível.

    Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

    Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela de setores defeituosos. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" ("Bad Block") na FAT, embora os setores defeituosos continuem existindo no disco.

    Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore (ou seja, os setores são "escondidos").

    Se, após esse procedimento, novos setores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se deteriorando por algum motivo.


    Materiais necesários:

    Fujitsu
    Maxtor
    Quantum
    Samsung
    Seagate (Sgatfmt4)
    Western Digital

      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 12:27